Main menu

Modelo dos Artigos para Ebook e Revista

X Congresso Internacional ASPESM 2019
Novos Desafios em Saúde Mental
Instituto Politécnico de Portalegre – 29, 30 e 31 de outubro de 2019


MODELO DOS ARTIGOS PARA E-BOOK e REVISTA
Edição Especial n.º 8


Caro palestrante, ou autor comunicação oral ou póster,
Neste documento apresentamos as orientações para a elaboração dos artigos a submeter à Comissão Científica, para publicação na edição da RPESM - Especial n.º 8, ou, no E-book do X Congresso Internacional d’ ASPESM.

Dead-line para envio dos artigos: 30 de dezembro de 2019

Envie o artigo para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Os artigos publicados são propriedade d’ ASPESM, cuja responsabilidade pelo seu conteúdo será sempre dos autores.

FORMATO DO ARTIGO

Título:
Primeiro autor (nome, categoria profissional, local de trabalho e e-mail)
Segundo autor (nome, categoria profissional, local de trabalho e e-mail)
Terceiro autor (nome, categoria profissional, local de trabalho e e-mail)

Resumo: Deve conter entre 100 a 200 palavras.
Palavras-chave: Até ao máximo de quatro palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

1. INTRODUÇÃO
2. MÉTODOS
3. RESULTADOS
4. DISCUSSÃO
5. CONCLUSÕES
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ORIENTAÇÕES PARA A REDACÇÃO DOS ARTIGOS

Letra: Arial 11
Espaçamento: 1,5 espaços entre parágrafos
Citações: Todos os nomes de autores citados devem ser seguidos da data de publicação e ordenados alfabeticamente no último tópico do artigo (referências bibliográficas). Citações literais devem conter o número da página do trabalho do qual foi retirada.
Atenção: não utilizar os termos apud, op. cit., id. ibidem, e outros; pois estes não são aceites pela APA (http://www.apastyle.org/).

Exemplos de referências bibliográficas:
Marantes, I. & Pinto, F. (2005). Dor crónica e medicina física e de reabilitação. Dor, 13 (3), 19-24.
Marconi, M. & Lakatos, E. (1996). Técnicas de pesquisa (3ª ed.). São Paulo: Editora Atlas.
McIntyre, T. & Araújo-Soares, V. (1999). Inventário da depressão de Beck: estudo de validade numa amostra de doentes com dor crónica. In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, (Vol. VI, pp. 246-255). Braga: Associação dos Psicólogos Portugueses.

Estilo do artigo: A linguagem utilizada no texto deve ser clara e apropriada ao modelo científico e a ortografia, a gramática e a pontuação deverão ser corretamente empregues. Poupe nas vírgulas e gaste nos pontos finais. A fundamentação teórica das ideias desenvolvidas, a adequação da metodologia utilizada para a exploração do conteúdo proposto e a revisão bibliográfica utilizada no texto deverão ser condizentes com o tema. A atualidade das obras e artigos citados também serão considerados, bem como as articulações entre os diferentes autores. Os dados deverão ser interpretados adequadamente e as conclusões apresentadas no texto têm que responder aos objetivos do artigo. Deve haver articulação entre os aspetos teóricos e metodológicos abordados. Nº de páginas: O artigo completo deve ter no máximo até 10 páginas. Não incluir anexos.

Gráficos, tabelas e figuras: Devem ser colocadas ao longo do texto no seu formato original. Para tabelas e quadros o tamanho da letra pode ser reduzido a tamanho 9 e sem espaçamentos.
Facebook